segunda-feira, 22 de março de 2010

Médicos indicam vacina para doentes crônicos



Do Correio do Povo de hoje.

As principais sociedades de especialidades médicas defendem que doentes crônicos, como diabéticos e asmáticos graves, se vacinem a partir de hoje contra a gripe A como forma de prevenir quadros severos em uma eventual segunda onda da doença neste ano. Até o dia 2 de abril, pessoas com menos de 60 anos com esses e outros problemas de saúde, gestantes e crianças de seis meses a menores de 2 anos deverão ser imunizadas, segundo o Ministério da Saúde. Idosos doentes são o público-alvo da quarta etapa da estratégia.

"O vírus pode levar, mesmo quem está estável, a quadros drásticos", afirmou Antônio de Pádua Mansur, professor livre-docente do Instituto do Coração e membro da Sociedade de Cardiologia de SP. Pessoas que sofreram um infarto e tiveram comprometimento vascular têm especial indicação da vacina.

Segundo o ministério, dos 4.434 casos confirmados em 2009, 21,6% tinham alguma condição crônica. Entre esses, 60,3% desenvolveram quadros graves e 20,6% morreram. São pessoas com problemas pulmonares, cardiovasculares, hepáticos, renais e distúrbios imunológicos graves, além de obesos e os diabéticos. Os obesos de grau 3, com Índice de Massa Corporal (peso dividido pela altura ao quadrado) acima de 40, têm grande risco porque já sofrem de dificuldades para respirar, pois o excesso de gordura pressiona o diafragma e não permite expansão pulmonar adequada, explicou Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Estudos com animais e autópsias demonstraram que o vírus H1N1, apesar de benigno como o da gripe comum na maioria dos casos, atinge mais os pulmões do que as vias respiratórias superiores.

Até o dia 2, deverão ser imunizados mais de 1 milhão de gaúchos. Conforme o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, como não é possível vacinar toda a população de uma vez só, inicialmente se priorizou os grupos que tiveram a forma mais grave da doença em 2009. A meta é atingir 135.137 grávidas no RS, 202 mil crianças e 737 mil portadores de doenças crônicas.

2 ETAPA DA CAMPANHA

Gestantes (mulheres que engravidarem após essa data poderão se vacinar nas demais etapas da campanha).

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos (aquelas que não foram vacinadas em anos anteriores contra Influenza necessitam receber duas doses - a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira).

Pessoas de até 60 anos portadoras de doenças crônicas.



Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, ainda que parcial, sem o consentimento do Proprietário do sítio, sob pena de responsabilização cível e criminal. Adriano Vieira Nascimento e Vieira Nascimento Consultoria Jurídica retém os direitos autorais do conjunto de textos publicados no sítio conforme a Lei nº 9.610/98, arts. 5º, VIII, h; 7º, XIII; 11, parágrafo único; 17, § 2º, 18 e 87.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário